MUSICALIZAÇÃO
A ideia de trabalhar musicalização com os alunos já era "antiga", desde uma oficina que participei há bastante tempo. Enfim agora vai! Bem espero fazer um bom trabalho, ou pelo menos não fazer nada de errado, já que ouvi que devo seguir minha intuição, uma vez que nossa proposta pedagógica é extremamente deficiente nessa linguagem.
Iniciei com uma breve conversa com os alunos, primeiramente sobre o silencio, buscamos ouvir os sons da sala, das outras salas, o sons fora da escola , então, conversamos sobre o que ouvimos no silencio. Em seguida falamos sobre o tipo de música eles ouvimos em casa e sobre os elementos formadores do som, é claro, devemos sempre usar uma linguagem adequada a cada faixa etária.
INTENSIDADE ALTURA TIMBRE RITMO DENSIDADE
É interessante explorar com os alunos os sons que podemos tirar de objetos e também do nosso corpo, por exemplo, as crianças adoraram fazer sons com a boca, sons com as partes do corpo. Fizemos também um desafio de ver qual turma conseguiria fazer mais sons diferentes usando um pote com botões e um lápis.
Depois se encantaram com um xilofone de garrafas formado por 7 garrafinhas de vidro com água colorida dentro. Todos puderam explorar o instrumento. O que mais gostei foi de perceber o cuidado de todas as turmas com o material. Apesar de buscarem sons mais fortes eles batiam com cuidado nas garrafinhas.
E por fim se divertiram com o bingo dos sons, conforme a faixa etária, o tempo disponível e o interesse da turma, foi encaminhado o jogo. Lápis e canetas foram os premios do Bingo dos Sons. Os dados foram usando como variação do jogo de bingo e também para que eles imitassem os sons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita!