domingo, 22 de abril de 2012

Pop Art- Andy Warhol

Aula encaminhada para os alunos de 3º, 4 º,  5º Ano e Classe 
Em conversa com os alunos foi explicado um pouco sobre a origem da Pop Art e os principais artistas desse movimento. 

POP ART

Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos. 
Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. 
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. 
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos. 

Destaque nessa aula para Andy Warhol

Andy Warhol
(1927-1987). Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro. Produziu filmes e discos de um grupo musical, incentivou o trabalho de outros artistas e uma revista mensal. 
Fonte  

Reproduções apresentadas aos alunos




Preparei algumas imagens para que os alunos pudessem desenvolver seu trabalho.





Resultado

Trabalho realizado com colagem


Trabalho realizado pela Classe Especial

sábado, 21 de abril de 2012

Romero Britto - Pré I e II

Essa aula foi preparada para receber os pequeninos do Pré I e Pré II.
Uma aula de acolhimento, afinal era nossa primeira aula de arte. Muita conversa, música, e dança,sem esquecer de estabelecer as regrinhas das nossas aulas, claro!

Em seguida apresentei a eles uma reprodução do Romero Britto e entreguei um molde para montarmos uma borboleta. Considero importante que na primeira aula eles levem algo para casa, para  ajudar a contar como foi a aula!


Minha filhota foi a primeira a brincar

Será que  as crianças vão gostar?

Resultado


Pop Art - Lobo

Nessa aula falamos sobre a origem e o trabalho de mais um artista brasileiro da Pop Art:- Lobo Pop Art


Apresentamos  algumas reproduções do artista, destacando as  linhas e as cores!

Goodbye Barbie

O tempo Não Para


Entregamos aos alunos imagens de  artistas conhecidos para que realizassem uma composição artística






Trabalho realizado pelos alunos.



















LoboPopArt

Pop Art- Romero Britto

Em conversa com minhas colegas, professoras de Arte da escola onde atuo, decidimos que iriamos  começar a falar sobre a Pop Art, trazendo  dois artistas brasileiros e atuais, Romero Britto e Lobo.

Na aula onde apresentamos o Artista Romero Britto, falamos sobre sua origem, sua biopgrafia e destacamos o fato de que a Escola de Samba de São Paulo havia feito uma homenagem ao artista, isso facilitou bastante o reconhecimento dos alunos!

Romero Britto é um artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop, nasceu em 6 de outubro de 1963. Na infância começou a demonstrar grande interesse e talento pelas artes, gostava de pintar em jornal e papelão.
 Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor.  Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing.


A New Day -   Acrilico sobre
Na apresentação da reprodução da obra, destacamos as linhas, formas e cores usadas pelo artista Romero Britto



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Anos 50/60 - A idéia


Profª Arteiras















Nos últimos dias das férias não deu pra não pensar.. como iniciaria o trabalho em 2012?
Me chamou a atenção algo sobre a Música, a Dança , os costumes, vestimentas dos anos 50/60, então dei uma olhada em alguns videos, minha imaginação foi longe! Imaginei um Baile com todos os alunos e professores caracterizados, seria o máximo!! Mas tinha que esperar as ferias terminarem para enfim compartilhar minhas idéias!
Na volta....minha amiga e companheira de trabalho, Katia Palhano logo perguntou se eu havia pensado em alguma coisa...pois ela havia... rsrsr foi engraçado.. pois falei sobre minhas ideias.. e ela falou que seu desejo era trabalhar a Pop Art!
PERFEITO!!!
E assim juntamente com a professoras  Luciana e Karina inciamos a pesquisa e preparamos um projeto que estamos desenvolvendo na escola. Aos poucos vou postando as fotos e o relato do trabalho, que esta sendo maravilhoso e surpreendente








terça-feira, 17 de abril de 2012

O Mundo da Animação

Foram varias aulas  em que conversamos com os alunos sobre os princípios da animação,  em uma delas presentamos o video "embaixadinha". Então propusemos aos alunos que criassem uma cena, tal como no vídeo,  bem simples, um personagem  e uma açã!
Criaram então uma sequencia de dez desenhos que em seguida, a Profª Katia e eu, utilizando uma técnica simples de gravar e pausar, transformamos os desenhos em pequenos filmes.




EMBAIXADINHA (vídeo apresentado aos alunos.)


Trabalho realizado pelos alunos



 


 








sexta-feira, 13 de abril de 2012

Animação com Massinha

Essa aula foi muito show, realizamos com alunos dos 3º, 4º e 5º Anos.
Depois de toda a informação sobre os princípios da animação, a proposta era q eles construíssem cenário , personagens, imaginassem a ação e fizessem a animação Tudo gravado com o celular, apenas pausando o vídeo!








VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS



Princípio da animação!



Depois de apresentar aos alunos os brinquedos ópticos, tais como: Folioscópio, Thaumatrope e Fllip Book como técnicas de animação, apresentamos aos alunos o primeiro desenho animado da história:  Humorous phases of funny faces (Fases cômicas de faces engraçadas), feito em 1907 pelo ingles J. Stuart Blackton. 
 Apresentamos também o curta  Fantasmagorie, um filme francês de animação de 1908 animado por Émile Cohl. Foi o primeiro desenho animado da história por um projetor de cinema moderno.
 E por fim apresentamos o primeiro sonorizado Steamboat Willie. No desenho que celebrizou Mickey Mouse. O próprio Disney regeu a orquestra responsável pela trilha sonora e fez a voz do camundongo, criado no mesmo ano em duas animações mudas que passaram quase despercebidas.



Fases cômicas de faces engraçadas



Fantasmagorie



Steamboat Willie