sexta-feira, 29 de junho de 2012

Influenza A (H1N1)


É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Perguntas e Respostas
Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

terça-feira, 5 de junho de 2012

O Mundo da Animação

Quando em 2009 realizei um trabalho sobre animação com meus alunos , senti que ficou faltando algo, desejava muito ter mais pessoas pra compartilhar das minhas ideias, nem sempre organizadas. Enfim em 2011, ja em outra escola, fazia parte de uma equipe que realmente compartilhava das minhas ideias... então retomei o projeto "O Mundo da animação" e juntamente com minhas companheiras, tornamos  este muito mais rico!!
Foram varias as atividades realizadas dentro desse projeto, um dos melhores que já realizei. Música. Teatro, Dança, Artes Visuais... enfim.... abrangemos todas as áreas. Um trabalho inovador e empolgante tanto que por pouco não o estendemos por mais tempo!
Chegou então o momento de apresentar o trabalho realizado na Mostra de Arte do município, reunir todo o material e  preparar a exposição foi um trabalho a parte, por muitas vezes tenso, devido as dificuldades que iam aparecendo, mas eu realmente acredito que quando se há boa vontade e interesse, nada é impossível e  no final o resultado foi pra lá de satisfatório! 





Sonho que se sonha só, é somente sonho, mas sonho que se sonha junto, é realidade. (Raul Seixas)








Professoras Arteiras



Fico devendo o vídeo da apresentação.. assim que conseguir eu atualizo!





Os Três Porquinhos


Com a ideia de contar uma história para os alunos do pré ao segundo ano,  para então trabalhar o teatro, realizamos uma apresentação  bem simples para as crianças. a historia escolhida  foi os tres porquinhos. dramatizado pelas professoras de Arte da escola.

Professoras de Arte


                      
                 EU SOU O LOBO MAU, LOBO MAU, LOBO MAU.... rsrs



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Há alguns dias fui convidada para ministrar uma aula sobre o tema POP ART pra alunas do curso de docência.
Foi uma experiencia incrível, acostumada com o trabalho com crianças, acredito que consegui passar a todas um pouco sobre o  assunto e principalmente sobre a rotina do trabalho na escola, dançamos, conversamos, apresentei o  trabalho realizado na escola, o material utilizado e as fontes de pesquisa. Por fim, escolhi uma atividade sobre o artista Lobo-Pop Art, as alunas  se empenharam em realizar a atividade... Adorei o trabalho!!














domingo, 13 de maio de 2012

Representação da Dança

No ano de 2009, participei de um oficina, de representação da dança, lá criei minha bonequinha, na foto junto com a bonequinha da minha companheira arteira, Profª Joelci

Mas somente em 2010, depois de um trabalho sobre danças folclóricas, é que realizei essa aula com meus alunos.
A representação da dança e as vestimentas típicas das festas juninas, forma trabalhadas na criação de bonecos que  serviram de decoração no dia da festa junina da escola onde trabalhava.
 Foi um trabalho envolvente, realizado com todos os alunos da escola, desde o pré ao 5º ano.





















Caracol

Dança em círculos






















O dia da Festa








Sou uma mãe muito coruja!





domingo, 22 de abril de 2012

Pop Art- Andy Warhol

Aula encaminhada para os alunos de 3º, 4 º,  5º Ano e Classe 
Em conversa com os alunos foi explicado um pouco sobre a origem da Pop Art e os principais artistas desse movimento. 

POP ART

Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos. 
Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras. 
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. 
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos. 

Destaque nessa aula para Andy Warhol

Andy Warhol
(1927-1987). Ele foi figura mais conhecida e mais controvertida do pop art, Warhol mostrou sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual numa série de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades públicas como figuras impessoais e vazias, apesar da ascensão social e da celebridade. Da mesma forma, e usando sobretudo a técnica de serigrafia, destacou a impessoalidade do objeto produzido em massa para o consumo, como garrafas de Coca-Cola, as latas de sopa Campbell, automóveis, crucifixos e dinheiro. Produziu filmes e discos de um grupo musical, incentivou o trabalho de outros artistas e uma revista mensal. 
Fonte  

Reproduções apresentadas aos alunos




Preparei algumas imagens para que os alunos pudessem desenvolver seu trabalho.





Resultado

Trabalho realizado com colagem


Trabalho realizado pela Classe Especial