terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Medo

MEDO

Trabalho realizado na Escola M. Nossa Senhora de Fátima, com os alunos do pré, 1º ano e 2º ano, a partirda musica de Hélio Ziskind - A Noite no Castelo.
Primeiramente realizamos uma roda de conversa sobre o medo,o medo  do imaginário e do real, colocamosa música para eles ouvirem,  em seguida ilustramosa história no quadro. Então foi entregue moldes de fantasminhas para que elescontornassem e recortassem criando seus próprios moldes, os alunos maioresforam estimulados a criar seus próprios desenhos de fantasmas, bruxas,castelos, etc.


Hélio Ziskind - A Noite no Castelo.












 






Parceiras nesse trabalho: Profª Katia e Profª Karina

Conselho Tutelar



Eleição do Conselho Tutelar- Fazenda Rio Grande-PR

Como comentei no outro post, em 2010 me candidatei a Conselheira Tutelar do Município. Como professora convivemos sempre com varia situações de desrespeito aos direitos básicos da criança, mas na escola em que estava trabalhando eram muitas situações de descaso, e confesso que a atuação do conselho deixava e a desejar e isso também pesou na minha decisão.
O maior desafio era fazer uma campanha sem me “amarrar” com algum grupo politico, como tenho amigos de todos os lados pensei que seria fácil, bem, descobri que não, tudo é um jogo de interesses, e mesmo as pessoas vendo e acreditando na sua ideia e no seu trabalho, os interesses políticos prevalecem. Mas enfim,  consegui preparar meus santinhos, conversei com algumas pessoas,  obtive apoio de alguns amigos, porem, os imprevistos de saúde da minha filha e minha mãe não me  permitiram fazer campanha, mal distribui meus santinhos,  e aí veio a Mostra de Arte do Município, tive que  escolher a que ia me dedicar, dei prioridade ao meu trabalho, dois dias depois da Mostra foi a eleição, descobri q tinha muito mais pessoas acreditando em mim. Seriam eleitos os cinco mais votados eu fui a 8ª com 226 votos, achei o máximo, me senti vitoriosa, pois esses votos eram de pessoas que realmente acreditavam na ideia e não pessoas “catadas” no meio da rua pra votar. Foi uma ótima experiência!


























segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

I Mostra de Arte

Olá pessoal, estava dando uma olhadinha em algumas fotos e resolvi postar pra vocês.
São fotos de 2010  na I Mostra de Arte do Município de Fazenda Rio Grande-PR
Há muito tempo eu e minhas colegas, professoras que trabalham com a área de Arte, esperávamos por essa Mostra, ela aconteceu num momento super complicado pra mim, pois havia me lançado num projeto novo, eleição para o Conselho Tutelar e tava tudo "embolado",  mas essa é outra história. A primeira coisa a se fazer era a escolha do trabalho a ser apresentado, fácil, o trabalho sobre IMAGEM E MOVIMENTO era o que eu tinha de mais novo, um trabalho pioneiro por aqui e que me enche de orgulho até os dias de hoje, então comecei uma correria pra separar o material que havia guardado e pensar em como seria a apresentação do trabalho, só teria 1 M² para isso. Não posso esquecer de agradecer a todos que me ajudaram e me aguentaram naqueles dias,  faço uma lista bem completinha no final do post. Como sempre envolvi muita gente na minha ideia louca e o melhor, é que todo mundo gostou e  a ideia que era louca.. foi piorando, ou melhorando...rsrrs!

O trabalho todo em sala eu já postei aqui, aqui apenas algumas fotos de como foi a montagem da Mostra!









           



Meu muito obrigado a todos que contribuíram, entre eles:
Diretora- Vera, Vice-Diretora - Luciana, Pedagoga- Leonira, Professoras Elaine e Cristiane, Secretária- Solange, e meu ex e grande amigo Francisco, todos ajudaram a dar vida a um sonho!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ed. Física

2011 foi um ano de desafios, não foi muito fácil, mas agora posso dizer que superei aqueles, e que venham outros!!!
Uma mudança não planejada traz transtornos  mas se soubermos enfrentar, isso poderá nos ajudar a crescer profissionalmente!
 Com a mudança de escola veio também a mudança de área, e apesar de estar a pelo menos 5 anos trabalhando apenas  na área de ARTE, isso não contou, e eu fui dar aula de Ed. física!  Com muitas dúvidas, contando apenas com o apoio de outras professoras que já passaram por isso... encarei!
Minha maior dificuldade era reconhecer a Proposta, pois apesar de acompanhar o trabalho das "meninas de Ed. Física", eu nunca acompanhei o planejamento, não reconhecia os conteúdos a serem trabalhados, POR ONDE COMEÇO?

Minha corporeidade/Minha história! Uma colega me deu a dica, então fui ate a Proposta Curricular Municipal para entender o que era isso! Já ciente de que iria trabalhar com os alunos de pré ao 5º ano, busquei os elementos que sempre fizeram parte das minhas aulas de arte, como, alongamento e dança!

Iniciei as aulas sempre com uma breve conversa, me apresentei, e convidei os alunos para movimentar o corpo, pois no meu entendimento esse é o objetivo da aula de Ed. física. Para isso inciamos bem devagar, para despertar nosso corpo, seguindo uma sequencia de musicas como: Levantar um braço, Vem dançar, Aeróbica Tropical, Mão direita a frente, e Funk da alegria. Quando toquei a ultima musica os alunos estavam todos animados, então propus fazer uma ginastica diferente!. Fui para o pátio e contei a história  O Boneco de Borracha! Os alunos adoraram a aula e eu sai já pensando nas próximas!




GINÁSTICA HISTORIADA - O BONECO DE BORRACHA
     Era uma vez umboneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava,não fazia barulho e mexia-se bem devagar.
     Ele gostava depassear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e asabelhas que voavam no alto.
     De repente, veioum vento forte...Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todotorto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.
     Ufá! O ventoparou, e ele então voltou ao normal .Agora conseguia andar tanto para frentecomo para trás.
   caber numa caixa desapato.Bem pequeno mesmo!   O ventovoltou de novo. Aí, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo. Pareceaté que procura alguma coisa no chão.
     Mas, de repente,o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás. Agora ele só vêo que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.
     Finalmente, ovento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeioobservando tudo o que estava ao seu redor.
     Engraçado é quequando o boneco de borracha chagava perto de uma árvore ficava bem magrinho ebem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante, esticado ecomprido, quase alcançava o céu.
     Quando chegavaperto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo epesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!
     Ah! o boneco deborracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no chão paradescansar e...surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até  caber numa caixa de sapato. Bem pequenomesmo!
     De repente, crescia,espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto queocupava um grande espaço no chão.
     Ficava pequeno denovo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo pequeneninho...
     Até que amanheceue chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar,esticando-se para todos os lados, esticando os pés as pernas, o tronco, osdedos, as mãos e os braços.
     Ele levantou-se e viu que tinha virado gente,virou uma criança, e estava na escola! Ele ficou tão feliz que comemorou comseus amiguinhos, correu,  pulou,  quando derrepente  a professora avisou que a aula estava acabando,então correu lavar as mãos pois estava na hora do lanche!

Autor desconhecido

** Fiz algumas alterações no final da história.