domingo, 20 de fevereiro de 2011

Brinquedos Ópticos

As apresentações dos brinquedos ópticos sempre foram esperadas com muita expectativa pelos alunos, bem como as explicações sobre o principio da animação, do cinema e da fotografia foram alvo de muito interesse e participação dos mesmos.
 Com certeza o brinquedo que mais chamou a atenção dos alunos foi o Zootrópio. Apresentei o brinquedo como um invento, preparei dois modelos para que todos os alunos pudessem manusear. Expliquei a sequência das "fitas" de imagens. Mais uma aula de muito interesse e muito divertida.


"O zootrópio ou roda-da-vida foi criado em torno de 1834 pelo relojoeiro inglês William Horner. Trata-se de um tambor giratório com frestas em toda a sua circunferência. Em seu interior, montavam-se sequências de imagens produzidas em tiras de papel, de modo que cada imagem estivesse posicionada do lado oposto a uma fresta. Ao girar o tambor, olhando através das aberturas, assiste-se ao movimento." (Fonte: internet)






Thaumatrope

Seguindo a proposta de trabalho, apresentei aos alunos o Thaumatrope, outro brinquedo optico, que nos permite ter a ilusão de movimento.

" O Thaumatrope era um brinquedo muito simples que ilustrava um fenómeno de ilusão óptica. Trata-se de um disco com uma figura de um lado e uma figura diferente do outro. Suponhamos : dum lado um pássaro e do outro uma gaiola em posição invertida. Fazendo girar rapidamente o disco sobre o seu eixo, o que se vê é um pássaro dentro de uma gaiola."












sábado, 19 de fevereiro de 2011

Fllip Book

Num segundo momento, falei com os alunos para que imaginassem um personagem e uma ação, então apresentei-lhes o Fllip Book.


"Criado em 1868 por John Barns Linnet os flip-books também conhecidos como "cinema de bolso", são pequenos livros “animados”.
Em várias páginas, normalmente entre 25 a 50 folhas com o formato de mais ou menos 5×12 cm, são criadas uma sequencia de desenho e ao pegar esse livro ou caderno com o polegar, e saltar as folhas em uma velocidade constante, um pequeno desenho animado é gerado, sendo quase imperceptível ao olho fazer a “divisão” dos desenhos, assimilando-os como uma sequência de imagens continuas."


O encantamento foi geral, então propus  aos alunos que cada um criasse um personagem simples e uma ação simples para que construíssemos um pequeno Fllip Book de 10 paginas.




Na aula seguinte entreguei aos alunos uma sequência de desenhos, e  a partir deste, os alunos construíram um Fllip book com 30 paginas.




Construção do Fllip Book

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Folioscópio

A idéia da proposta desse trabalho surgiu  após uma atividade relacionada aos personagens do circo onde construímos um palitoche na forma de uma bailarina, tendo como objetivo principal a compreensão de como se dá a formação do movimento através da imagem. Aproveitando as aulas anteriores onde havíamos falado das obras  de Edgar Degas, e dos videos sobre os movimentos de uma bailarina, fiz uma relação da imagem e do movimento com as crianças. "A imagem representa o movimento, porem ela por si, não realiza movimento algum".
Nesse momento apresentei aos alunos o Folioscópio, um brinquedo óptico que cria a ilusão de movimento com duas imagens.


"Se tivermos uma folha de mais ou menos 20 x 8 cm, desdobramo-la ao meio, e, na segunda metade da folha fazemos um simples desenho. Seguidamente, na primeira folha, colocada sobre a segunda, fazemos um desenho parecido com o primeiro mas com ligeiras alterações.
O que verificamos é que, enrolando a primeira folha num lápis, da parte exterior para o interior, e se fizermos enrolar e desenrolar sobre a segunda folha, obtemos uma ilusão de movimento."


Fonte: Internet

Greve!!

O movimento de greve em Fazenda Rio Grande-PR , teve inicio no dia 19/04/2010  e terminou dia 27/04/2010. Um movimento organizado, que pela primeira vez na história do município parou todas as escolas municipais, deixando cerca de 9.000 alunos sem aula por 6 dias. Certamente nossa maior vitória foi tomar consciência da nossa força, do nosso poder!


 
Caminhada 1º dia
Movimento organizado
Comissão de organização do movimento de greve

1º dia Almoço em frente a prefeitura
Nesse momento os professores decidem permanecer em greve.